Loading
Divulgação da Piscicultura ornamental por meio de plataformas on line

A aquicultura é dividida em dois segmentos: cultivo de organismos aquáticos para alimentação humana e animal e a produção de animais para ornamentação. Nos últimos anos, a produção de organismos aquáticos ornamentais, tem aumentado 14% ao ano, desde a década de 80. Uma grande vantagem da aquicultura ornamental é seu baixo custo de produção, normalmente operado em regime familiar, onde a maioria dos produtores produz em tanques escavados ou de alvenaria localizados nos fundos de sua propriedade, ou dentro de suas próprias casas em aquários de vidro. Não só a sua produção, mas a aquariofilia tem crescido em todo o mundo e ganhado cada vez mais adeptos. Pesquisas já comprovam que o aquário tem efeito calmante, diminuindo a ansiedade e o estresse. Cada vez mais, as pessoas vêm buscando na aquariofilia, uma maneira de relaxar e se livrar do estresse causado pelo mundo moderno. Tal atividade é considerada o segundo passatempo em número de aficionados. Entretanto, no Brasil, o aquarismo ainda é visto como uma atividade difícil e trabalhosa. Atualmente, o desenvolvimento nacional do setor aquícola ornamental encontra-se limitado pela deficiência de informações e o acesso restrito a novas tecnologias por produtores, técnicos da área e amadores. A escassez ou inexistência de ações para divulgação e transferência de tecnologia e informação aos produtores, especialmente aos pequenos produtores e aos amadores da aquariofilia. Com o intuito de contribuir na reversão desse quadro, propomos a execução durante os anos de 2017 a 2019 a criação de plataformas interativas (Site, redes sociais, blog e vídeos) para divulgação de tecnologias e informações na área da piscicultura ornamental.

O site de divulgação científica e tecnológica sobre piscicultura ornamental será construído nas linguagens PHP e HTML. Serão produzidos 5 videos, 5 e-books, um site e um blog em redes sociais. Os conteúdos produzidos serão em linguagem simples, para que se possa atingir o maior número de publico possível, e será feito no estilo perguntas e respostas. Os vídeos serão gravados no Laboratório de Peixes Ornamentais do Laqua (Laboratório de aquacultura da Escola de Veterinária da UFMG) e em lojas que comercializem peixes ornamentais. As demandas de pesquisa serão realizadas em qualquer momento em que os trabalhos forem realizados. Assim, serão realizadas reuniões mensais entre os membros do projeto para serem discutidos os temas a serem abordados, de acordo com a demando do público internauta. Os trabalhos seguirão a identificação de situações encaradas como problemas ou curiosidades pelo público.

O projeto contará com toda a infra-estrutura disponível nos gabinetes dos professores coordenadores e do Centro de Extensão da Escola de Veterinária e Coltec, equipados com computadores, impressora e material de consumo de escritório para o desenvolvimento das atividades. A maioria das gravações dos vídeos serão feitas no Laboratório de peixes ornamentais do Laqua e em algumas lojas de aquarismo de Belo Horizonte.

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276