Loading
Programa COMUNI

O COMUNI é um programa que se propõe a fazer a ligação entre os projetos de Extensão Universitária desenvolvidos pela Escola de Veterinária, no município de Pompéu. Atualmente são desenvolvidos cinco projetos no município:
 
1- Projeto "Assistência aos Produtores Rurais de Pompéu" com envolvimento dos alunos do décimo período de Medicina Veterinária, caraterizado por atendimento técnico na área de bovinocultura leiteira a proprietários rurais associados à cooperativas de leite do município.
2- Projeto “Atuações em Saúde Pública em Pompéu”: Ação de atendimento à saúde pública em Pompéu, onde as prioridades de ação são demandadas e definidas pela prefeitura, juntamente com a comunidade do município para execução durante o semestre.
3- Projeto “Prosa com Pompéu": os resultados de um trabalho contínuo” programa de rádio que divulga informações ligadas à Medicina Veterinária e Aquacultura, além dos resultados obtidos pelos outros projetos.
4- Projeto “Ação para o desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu” que visa o atendimento a pequenas propriedades, organizadas em forma de comunidades.
5- Projeto “Qualidade da água utilizada para consumo humano e na produção agropecuária no município de Pompéu/MG”, que tem como objetivo avaliar a qualidade da água utilizada nas fazendas para consumo humano, animal, limpeza de equipamentos, etc.
 
O grande volume de trabalho gerado com estes projetos fez necessária a criação de um programa para a organização geral dos projetos e o melhor aproveitamento dos recursos utilizados, como veículos destinados ao deslocamento das equipes de trabalho, estratégia de alojamento de alunos e professores, divulgação dos resultados obtidos e o redirecionamento das atividades entre os projetos. Deste modo, as ações demandadas em um projeto que se adequam melhor a outro são redirecionados, assim como os resultados das diversas atividades são divulgados pelo projeto Prosa com Pompéu, que objetiva a produção de programas de rádios que são destinados à veiculação em uma rádio que abrange todo o município. Por outro lado, com o evoluir de cada projeto, novas demandas vão sendo geradas que necessitam ser redistribuídas entre eles, conectando mais uma vez as ações. Todos os projetos são alinhavados para cumprir os requisitos da integração e cooperação institucionais, e são estruturados de modo a contemplar suas articulações com a pesquisa e com o ensino.
 
Cabe ainda ressaltar que todos os projetos se enquadram nas diretrizes universitárias preconizadoras da “relação social de impacto”, que têm como princípio atender a “interesses e necessidades da maioria da população” e a “superação de desigualdade e exclusão” (PROEX UFMG, 2004). Atualmente muitas críticas têm sido feitas à universidade, enquanto instituição, apontando seu distanciamento da população ao seu redor como uma característica elitizante, seja em relação ao ensino ou à pesquisa. É com esse nível de preocupação que se concebeu o presente programa, que tem como finalidade estabelecer ou aprofundar a interação da Escola de Veterinária da UFMG com a sociedade na qual se encontra inserida, especificamente o município de Pompéu, município tipicamente rural e que nos acolheu disponibilizando a estrutura necessária para realização dos projetos.
 
As ações a serem desenvolvidas compreendem iniciativas que, ao firmar o processo de interação desejado serão capazes de identificar as questões postas pelas comunidades e prestar serviços de utilidade pública, prover atendimento técnico aos produtores rurais a partir de assistência individualizada seguida de propostas para solucionar os problemas levantados, treinar o exercício de estudantes, professores e membros da população, todos se credenciando como atores sociais relevantes e proporcionar maior visibilidade à Escola de Veterinária, tornando a mais conhecida e reconhecida interna e externamente.
 
Objetivos gerais:
-Possibilitar e ampliar a integração da Escola de Veterinária da UFMG com a grande comunidade de Pompéu; -Facilitar a coordenação das ações de Extensão desenvolvidas no município possibilitando a otimização dos recursos e a ampliação dos resultados;
 
Objetivos específicos:
- Possibilitar a troca de informações entre os diversos projetos; - Fazer a organização das ações possibilitando a maximização da utilidade dos recursos investidos pela instituição e pelos diversos projetos; - Captar as demandas das diversas populações atingidas no âmbito dos projetos e repassar para aquele que possui as melhores condições para o atendimento da demanda; - Propiciar a formação e a reciclagem de alunos e professores, em termos de construção da consciência e da crítica sobre os fatos e situações vivenciadas; - Proporcionar a oferta de estágios curriculares; - Promover a avaliação e o monitoramento das ações implementadas nos diversos programas; - Propor a execução de cursos no âmbito dos projetos que atendam as demandas da população local, ministrados por professores e alunos envolvidos no projeto.
 
Documentos
 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276