Loading
Ação para Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Pompéu-MG

O projeto de extensão “Ação para Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Pompéu-MG” tem por objetivo trabalhar questões relativas ao associativismo e a participação em comunidades de agricultura familiar no Município de Pompéu-MG.

As atividades em desenvolvimento foram viabilizadas entre a Escola de Veterinária, a Prefeitura de Pompéu e a EMATER. Essa ação é realizada em conjunto com os representantes das organizações dos agricultores e das comunidades rurais.

Uma das propostas do projeto consiste em desenvolver ações coletivas que resultem na conscientização de todos os envolvidos, na organização e na mobilização comunitária, na autonomia e na capacitação dos grupos organizados para discutir e resolver seus próprios problemas. As ações são desenvolvidas em três ambientes distintos: na Escola de Veterinária, através de discussões, reflexões conjuntas, interpretações de literaturas e análise dos dados obtidos por professores, alunos de graduação e pós-graduação; em reuniões com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); e nas comunidades rurais.

O projeto é utilizado como laboratório prático nas disciplinas de Extensão Rural e Extensão em Aquacultura permitindo aos alunos maior contato com a realidade dos produtores no maio rural, permitindo a problematização dessa realidade e a aplicação da política extensionista estabelecida na universidade.

Os dados obtidos nas pesquisas são sempreanalisados em conjunto com as comunidades que fazem parte deste trabalho. Estes dados obtidos no decorrer do projeto são apresentados às comunidades que são chamadas a discuti-los, problematizá-los e propor solução e forma de ação para a superação dos mesmos.

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276