Loading
Pesquisa e Extensão

Pesquisa

As pesquisas realizadas na Escola se dão em dois âmbitos: na iniciação científica, ligada aos alunos de graduação, e na pós-graduação.

O programa de Iniciação Científica é coordenado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) que é ligado a Diretoria da Escola e à Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG. Este programa se dedica a oferecer aos estudantes de graduação a oportunidade de participar de projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. Estudantes bolsistas ou voluntários podem fazer parte destes projetos e complementar seu aprendizado acadêmico em diferentes áreas do conhecimento.

A pós-graduação da Escola é dividida em dois programas: Ciência Animal e Zootecnia. Com níveis de mestrado e doutorado, estes programas permitem a seus estudantes trabalhar em diferentes linhas de pesquisa, que podem ser conferidas nos projetos de cada um.

Extensão

Além das atividades de ensino e pesquisa, a Escola de Veterinária está fundada sobre o alicerce da Extensão.

Estas atividades  atingem segmentos variados da sociedade, incluindo profissionais das áreas de ciências agrárias e saúde pública, técnicos de diversas áreas, produtores e trabalhadores rurais, indústrias, estudantes, professores e a comunidade em geral. Constituem atividades de extensão aquelas que se caracterizam pelo compartilhamento de conhecimentos acumulados, tanto o científico quanto o saber popular, a partir de uma demanda da comunidade. Essa troca se dá a partir de várias atividades: eventos, cursos, prestação de serviços (interna ou externa) e projetos de extensão. 

Constitui filosofia da Escola de Veterinária a participação do aluno em todas as fases das atividades de extensão de qualquer natureza, mediada, na maioria das vezes, pela presença do Centro de Extensão (Cenex) da Unidade. Os alunos participam ativamente dos projetos de extensão, desde sua concepção até sua formulação e execução, podendo ser inseridos nos projetos como bolsistas do programa de bolsas da Pró-Reitoria de Extensão, como monitores voluntários ou como participantes das atividades de campo. Desta forma, o Cenex funciona muito mais como um centro para formação discente em empreendedorismo do que propriamente como um setor organizador de eventos.

A participação de estudantes nas atividades de extensão demonstra grande efeito sobre sua formação, contribuindo de forma decisiva para o elo entre o conhecimento obtido em sala de aula e sua aplicação prática junto à sociedade, incorporando conhecimentos de outras instâncias como economia, logística, administração, marketing, sociologia e extensão rural.

Os projetos de extensão e a prestação de serviços pela instituição de ensino constituem importantes elos com a pesquisa, proporcionando o conhecimento da realidade extramuros e evidenciando as questões que devem se tornar objetos de pesquisas, de forma a atender demandas regionais.

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276