Loading
[BACK]
A aula inaugural da Escola contou com a presença de diversas autoridades

06.09.2017

A aula inaugural do ano de 2017, da Escola de Veterinária da UFMG (EV), aconteceu na terça-feira, dia 5 de setembro e contou com a presença de diversas autoridades, professores da Escola e eméritos, autoridades, alunos, servidores e público externo. O evento ocorreu no auditório professor Mário Souza Couto Barbosa (auditório principal), às 17h.
 
 
O palestrante foi Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e agrônomo. Paolinelli assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas em 1971, a convite do governador Rondon Pacheco, e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Ele implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira. Em 2006 foi também agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. 
 
“A partir da década de 1970, nós vimos que o ensino agrícola começou a se reinventar. Isso se deu devido ao investimento nas universidades, especialmente na pesquisa e na extensão. Os institutos de ciências agrárias foram os primeiros a enviar seus professores para fazerem cursos no exterior, o que alavancou o ensino com uma nova mentalidade.” Afirmou o ex-ministro.
 
 
O diretor da Escola, Renato Lima Santos, agradeceu a presença do palestrante e exaltou a importância deste momento para a Escola. “A Escola de Veterinária é uma das mais antigas do país e serviu como nucleadora para demais instituições no Brasil e na América do Sul.” Disse o diretor.
 
Estiveram presentes no evento o professor emérito da EV Joaquim Martins Ferreira Neto; os diretores da Escola de Veterinária José Oswaldo Costa (gestão 1980 a 1982), Paulo Roberto Carneiro (gestão 1986 a 1990), José Ailton da Silva (gestão 1990 a 1994), Roberto Baracat de Araújo (gestão 2002 a 2006), Francisco Carlos Faria Lobato (gestão 2006 a 2010), José Aurélio Garcia Bergmann (gestão 2010 a 2014). As autoridades Nivaldo da Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais; Sérgio Luiz Lima Monteiro, chefe de gabinete do Instituto Mineiro de Agropecuária; Pedro Mota, coordenador substituto do Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro-MG); Nilson Guimarães, chefe da Divisão Técnica do Lanagro-MG; Maria Márcia Magela Machado, diretora do Instituto de Geociências da UFMG; Maria Lourdes Moreira Braga, diretora da Imprensa Universitária da UFMG; Rogeli Sibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da UFMG também prestigiaram a palestra. 
 
 
 
Após a aula inaugural, houve o lançamento do livro comemorativo dos 85 anos da Escola de Veterinária. O lançamento aconteceu na diretoria da Escola de Veterinária, onde foi organizado um coquetel. 
 
Todos os presentes no evento receberam um exemplar do livro. O diretor Renato Lima Santos agradeceu as pessoas e os setores que apoiaram a produção do livro, que é um marco da importância da história instituição, além de um registro de seus integrantes.
 
 
A vencedora do concurso de fotografia dos 85 anos da EV também foi presenteada com o livro, que contém sua imagem premiada.
 
O livro teve apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Patrocinaram o evento as empresas parceiras Tortuga - DSM, Vallée, DeLaval e Alta.
 
 
Compartilhe:
Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, Campus Pampulha da UFMG
CEP 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEPHONE: +55 31 3409-2001
TELEPHONE NR - VETERINARY HOSPITAL: +55 31 3409-2000