Conheça a iniciativa da horta comunitária próxima ao Laqua

01.09.2017

A horta localizada ao lado do Laboratório de Aquacultura (Laqua) foi uma iniciativa de Antônio Nogueira de Aquino, um dos porteiros do prédio, que tem beneficiado a todos com as suas hortaliças. Os alunos de aquacultura e diversas outras pessoas têm aproveitado o que a horta produz.

“Tinha muito espaço sobrando aqui, então retirei o mato e entrei em contato com a coordenadoria da Escola. Eles me autorizaram a plantar, a cuidar do espaço. Compartilhei algumas sementes com o pessoal aqui do Laqua. E assim a horta começou ”, explica Antônio.

A horta se localiza no contorno das estufas próximas ao Laqua. Atrás de uma estufa e do lado do prédio há um espaço onde foram plantadas pimentas, alfaces, salsas e outras hortaliças.

“Os alunos gostam da horta. Tudo aqui é compartilhado com as pessoas do Laqua. As pessoas de fora também pedem mudas. Tenho plantado pimenta, maracujá, tomate, salsa, cebola e mostarda. Temos uma variedade grande de hortaliças”, completa Antônio.

“É uma iniciativa interessante. Usamos os produtos da horta para almoçar ou lanchar, por exemplo. Quando podemos, também ajudamos na manutenção. A horta dá um ar diferente para o ambiente, porque os prédios são cinzas e cimentados. Não é somente o aspecto verde, a aparência, também temos o acesso aos alimentos. É muito interessante esse aproveitamento de espaço”, revela um dos alunos que aproveitam a horta, Walisson de Souza, estudante de Aquacultura.

A horta tem crescido com o apoio da comunidade da Escola de Veterinária. Por se tratar de uma horta comunitária, um esforço coletivo, todos os interessados podem procurar Antônio para contribuir e colher os produtos.