Simpósio no campus Montes Claros UFMG discutirá sustentabilidade na engenharia de alimentos

10.08.2017

Até a próxima terça-feira, dia 15 de agosto, estão abertas inscrições para ouvintes no 2º Simpósio de Engenharia de Alimentos (Simeali), que será realizado, no campus Montes Claros, de 16 a 18 de agosto. Com o tema Sustentabilidade: uma nova perspectiva na produção de alimentos, o evento tem o objetivo de debater e propor soluções para minimizar os impactos ambientais da produção agrícola e pecuária. Mais informações estão disponíveis no site do Simeali.

De acordo com a professora Érika Endo, um das organizadoras do Simeali, a sustentabilidade é uma tendência no campo da Engenharia de Alimentos. “O impacto da crise hídrica sobre a produção das indústrias alimentícias provocou uma série de inovações, como a otimização do tratamento, uso e reúso da água. Outros exemplos de sustentabilidade são a utilização de subprodutos de indústrias de laticínios, cárneos e vegetais, que reduzem o impacto ambiental ao proporcionarem um destino mais nobre aos resíduos”, justifica.

O evento, bienal, traz como novidade a primeira edição da mostra de novos produtos, que reunirá resultados de inovações e melhorias em alimentos. A programação inclui oito palestras sobre o uso de subprodutos das indústrias de alimentos e métodos para tratamento de resíduos, entre outros temas, e 12 minicursos.

Redação: Cedecom