Curso de Inseminação Artificial em Bovinos recebe inscrições

07.08.2017

O Curso de Inseminação Artificial em Bovinos oferecido pela Escola de Veterinária da UFMG terá uma nova programação a partir da próxima edição, programada para ocorrer entre 28 de agosto e 01 de setembro de 2017. O novo cronograma, disponível aqui, inclui um módulo sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com aulas teórica e prática. As inscrições já estão disponíveis e podem ser efetuadas pelo site http://conveniar.fepmvz.com.br/Eventos/ ou direto na fazenda, pelo telefone: (31) 3534-3708. O investimento será de R$700,00, estando incluídos os materiais, a hospedagem, a alimentação e a taxa de expedição do certificado.

O último curso de Inseminação Artificial em Bovinos, realizado entre 24 e 28 de julho de 2017, teve a participação de três estudantes de graduação e um estudante de doutorado da Escola de Veterinária da UFMG, um estudante de medicina veterinária da UNA, uma estudante de medicina veterinária da Newton Paiva, um biólogo do Rio Grande do Sul, uma criadora de gado de leite e um técnico da CRI Genética. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela doutora Telma Martins, que teve como auxiliar o estudante de medicina veterinária Leonardo Rangel. A carga horária total foi equivalente a 40 horas.

Os alunos tiveram aulas teóricas sobre anatomia, fisiologia e endocrinologia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas, e sobre o uso de sêmen convencional e sexado na técnica de inseminação artificial. Também tiveram a oportunidade de aprender sobre protocolos hormonais adotados na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Nas aulas práticas, os alunos manusearam o botijão de sêmen e os materiais utilizados na inseminação artificial, treinaram a passagem do aplicador de sêmen em peças de aparelho reprodutor de fêmeas bovinas, e praticaram a técnica de inseminação em cerca de quarenta vacas e novilhas disponibilizadas para o curso. Os alunos receberam a visita do representante da CRI Genética Frederico Tolentino e foram instruídos sobre a escolha do sêmen, utilizando catálogos de touros dessa empresa.

Todos os participantes do curso tiveram excelente desempenho e receberam o certificado de aprovação após a realização de provas teórica e prática.