Assentamento Pompéu Velho recebe alunos da Escola de Veterinária

14.07.2017

Alunos da disciplina “Extensão Rural” da Escola de Veterinária estiveram no assentamento Pompéu Velho para ministrar uma aula de aquacultura, sob a coordenação do mestrando Ranier Chaves Figueiredo. Além dessa aula, houve também uma reunião com a comunidade, visando facilitar a criação do plano de assentamento para Pompéu Velho.

Aula de Aquacultura

A demanda partiu da comunidade, que pretende iniciar a criação de peixes utilizando a técnica de Aquaponia. A aula teve como objetivo fornecer as informações técnicas para esse cultivo, além de esclarecer os riscos e benefícios da produção de peixes. A Escola de Veterinária promove, também, uma ponte entre os produtores rurais e os assentamentos, viabilizando um contato facilitado entre eles.

Pompéu Velho possui uma produção agropecuária muito diversificada com o cultivo de frutas, vegetais, produção de leite, galinha, entre outros. A inserção da produção aquícola é de grande importância para o assentamento, uma vez que expande a agricultura familiar do local. O assentamento Pompéu Velho utiliza a agricultura familiar como fonte de renda para o sustento da comunidade.

Reunião com a Comunidade

Nos assentamentos atendidos pela Escola de Veterinária há uma necessidade da realização de um plano de assentamento, visando o licenciamento e o registro do local conforme a legislação. Na composição do plano, as famílias de Pompéu Velho foram reunidas para a coleta de relatos que serão colocados em arquivo. O objetivo desse trabalho foi compreender, junto às famílias assentadas, a realidade em que estão inseridas, para, posteriormente, construir um plano de desenvolvimento a partir de suas expectativas.

Projetos da Escola

Essa ação foi realizada como finalização da disciplina “Extensão Rural” ofertada pelo Departamento de Zootecnia da Escola (DZOO). Existem vários projetos da Escola de trabalham com os assentamentos do município de Pompéu-MG. Além dessa disciplina, há projetos como o “Prosa com Pompéu” e o "Assistência aos Produtores Rurais de Pompéu". Esses projetos são viabilizados pelo Programa Comuni, que se propõe a fazer a ligação entre os projetos da Escola de Veterinária e o município.

“As ações de extensão são de extrema importância para a universidade, elas estabelecem a conexão do que é produzido na academia com a sociedade. Aqui na Escola tentamos estabelecer essa conexão tanto na Medicina Veterinária quanto na Aquacultura e nas pós-graduações. É dever da universidade pública devolver o conhecimento aqui produzido para a população”, destaca o mestrando Ranier Chaves Figueiredo.

Saiba mais sobre o Programa Comuni aqui.