Professor Vicente do Vale lança livro sobre Andrologia

12.07.2017

Em seu mais recente trabalho, o professor Vicente Ribeiro do Vale Filho reuniu em um livro uma coletânea de 20 textos que envolvem sua experiência na academia. A coletânea tem como tema a andrologia do touro, cuja ênfase consiste na avaliação de touros jovens para a reprodução.

Com o livro, o professor objetiva reunir o resultado de anos de pesquisa, de maneira a facilitar o estudo do tema nos cursos de Medicina Veterinária, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. O material deriva de variadas publicações em periódicos, conferências e congressos, fazendo um panorama da avaliação clínica andrológica.

O livro mostra como proteínas do plasma seminal têm sido relacionadas às altas e baixas congelabilidades do sêmen de touros, bem como a avaliação da integridade da membrana espermática através de sondas fluorescentes.

A andrologia se desenvolveu muito nas últimas décadas, trazendo segurança na seleção de touros para a reprodução. A eficiência reprodutiva na parte de bovinos é muito grande atualmente, podendo ser muito bem controlada.

A trajetória do professor na UFMG se iniciou em 1964 como aluno de graduação. A partir de 1970 entrou como professor da UFMG. Ele orientou diversos alunos, afirmando ter sido muito gratificante sua experiência como docente. Participou também das Aulas Práticas Integradas de Campo (APICs), programa de extensão universitária. Apesar de ter aposentado em 2015, ainda realiza importantes trabalhos dentro da Escola de Veterinária (EV-UFMG).

Além disso, o professor coordenou o Grupo de Pesquisas em Andrologia e Ginecologia Veterinárias, formado por professores e alunos da EV-UFMG. O grupo desenvolve pesquisas nas áreas de clínica e de zootecnia, na produção de gados de corte e de leite. Atualmente, representam uma referência internacional na área de andrologia de touros.

“A Escola sempre foi muito bem representada nos diferentes setores da área de reprodução animal, tendo relevância internacional. Por isso, foi um privilégio ter um longo convívio na Escola de Veterinária.” Afirma o professor.

Em comemoração aos 85 anos da Escola de Veterinária da UFMG estão sendo realizadas palestras, simpósios e cursos. Como parte dessas comemorações, haverá a palestra “Eficiência reprodutiva de touros”, que será ministrada pelo professor Vicente do Vale. Ela acontece no dia 26 de outubro de 2017, às 17h, no auditório do Departamento de Clínica de Cirurgia Veterinárias (DCCV).

Confira o livro “Andrologia do Touro” no link.