Loading
Seminário gratuito na UFMG ajuda a esclarecer a importância do glutamato no processo neurodegenerativo

14.06.2017

Com entrada franca e sem inscrição prévia, o ‘Seminários do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG’, do mês de junho, traz o tema "Glutamato: Vilão ou Herói na Neurodegeneração", a ser apresentado pela professora Fabíola Mara Ribeiro, do Departamento de Bioquímica e Imunologia. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 19 de junho, das 13h às 14h, no CAD 1, Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A entrada é franca. Informações na secretaria do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa do ICB UFMG pelo telefone (31) 3409-2546 ou pelo e-mail napq@icb.ufmg.br.
 
Segundo a cientista, o glutamato é um aminoácido que atua como principal neurotransmissor no nosso cérebro. Essencial para a aprendizagem e memória, ele participa de vários processos neurodegenerativos, ou seja, que envolvem a morte de neurônios. Uma vez que atualmente não existem medicamentos capazes de mudar o curso de doenças neurodegenerativas, Fabíola Ribeiro e seu grupo de pesquisa busca no glutamato um caminho que possa reverter esse problema de grande importância para a saúde pública.
 
No seminário, ela falará sobre drogas que agem sobre receptores de glutamato e que são capazes de evitar a neurodegeneração. Essas substâncias foram testadas em seu laboratório, usando tanto métodos in vitro e in vivo, incluindo camundongos com o modelo da doença de Huntington. A cientista explica que como a doença de Huntington – cujos sintomas incluem alterações motoras e cognitivas – é causada pela mutação em um único gene, a pesquisa da doença é facilitada pela possibilidade de usar modelos animais fidedignos à doença.
 
 
 
“Nosso objetivo é estudar e desenvolver drogas neuroprotetoras que poderão ser usadas não só no caso da doença de Huntingon, como também para o tratamento de outras doenças neurodegenerativas mais prevalentes, como é o caso da doença de Alzheimer”, afirma.
 
Seminários ICB UFMG
 
Realizado mensalmente pelo Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (Napq) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), cada seminário fica sob a responsabilidade de um departamento diferente. Com duração de 1 hora, o principal objetivo do evento é divulgar o conhecimento científico produzido no Instituto, assim como o trabalho de seus cientistas. Também busca criar oportunidades para a maior integração entre alunos e professores com interesses acadêmicos comuns, entre si, e com a sociedade, que convidada a participar.
 
(Com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB UFMG - comunica@icb.ufmg.br - (31) 3409 3011 - http://www.icb.ufmg.br)
 
Redação: Cedecom
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276