Apic promove a interação entre produtores e alunos da Escola

13.06.2017

A última edição das Aulas Práticas Integradas de Campo (Apic) aconteceu entre os dias 7 e 13 de maio, no município de Lagoa Dourada, Minas Gerais. Durante as aulas foram desenvolvidas atividades nas áreas de nutrição animal, forragicultura, sanidade animal, clínica de ruminantes e técnica cirúrgica.

Quarenta e cinco alunos de graduação e oito de pós-graduação visitaram 25 propriedades rurais. Juntamente aos proprietários, eles realizaram diversas atividades e discussões sobre temas dentro das diferentes áreas da Medicina Veterinária. O principal objetivo das aulas é integrar o ambiente acadêmico e a comunidade. A Apic permite ainda novos aprendizados, contato com diferentes situações na região e causa impacto social transformador nas comunidades rurais.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar e discutir o funcionamento de sistemas de criação leiteira. Eles realizaram diagnósticos de situação de cada propriedade, levantamento sanitário dos rebanhos, exame clínico dos animais e casqueamentos. Também ocorreram visitas às pastagens das propriedades. Os alunos tiveram oportunidade de discutir sobre a utilização delas, e sobre os aspectos nutricionais dos rebanhos visitados. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, foram realizadas cirurgias como: descornas, rufiões, correções de hérnias e castrações de bovinos.

“A experiência nesta Apic em Lagoa Dourada foi incrível. É uma oportunidade ótima que a faculdade nos oferece para podermos por em prática atividades que vemos em sala de aula. Além da chance de aprimorarmos nosso aprendizado, temos também a oportunidade de levar ao produtor técnicas e alternativas que o ajudem a melhorar e intensificar seu sistema de produção. É uma troca mútua de benefícios. E ter este contato direto com produtores rurais, criadores, e homens do campo durante a faculdade nos dá muito mais segurança para enfrentarmos situações similares no mercado de trabalho.”, afirma o aluno, Antônio de Paiva Salles.

A organização local das aulas contou com apoio dos graduandos Alair Souza Diniz e Débora Miranda de Oliveira Pereira. As alunas Bárbara Luizi Lage Mendes e Brenda Miranda Guimarães Silva participaram da organização geral.

Durante a Apic, os professores da Escola de Veterinária, Antônio Último de Carvalho e Elias Jorge Facury Filho, ministraram a palestra “Fatores de Risco para Saúde em Fazendas Leiteiras”.

As atividades contaram com o patrocínio da Prefeitura de Lagoa Dourada, Sindicato dos Produtores Rurais de Entre Rios de Minas, Sicoob – Credicampo e Café Camapuã. Cerca de 180 participantes, entre eles diversos produtores de leite e estudantes da Escola de Veterinária e da Unipac Lafaiete, compareceram ao evento.