Começam as obras do laboratório MultiLAB e do telhado do Bloco Cirúrgico

15.05.2017

Com o objetivo de trazer modernidade dentro dos melhores padrões, a Escola de Veterinária terá duas importantes mudanças em seu espaço físico: a construção do laboratório MultiLAB e a reforma do telhado do Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais. As obras do MultiLAB possuem previsão de entrega para o mês de abril de 2018, já o telhado do bloco cirúrgico será finalizado provavelmente no final do mês agosto de 2018.

O projeto do laboratório MultiLAB foi  desenvolvido pela Escola de Veterinária com o apoio do Departamento de  Projetos da UFMG e foi aprovado por um edital da Finep . Com um orçamento de aproximadamente 3,5 milhões apenas na estrutura física, o MultiLAB trata-se de um espaço de aproximadamente 700 m² de expansão no 3º pavimento do Hospital Veterinário. O MultiLAB é composto por um conjunto de laboratórios de diversas áreas de especificidade, entretanto o diferencial é que possui uma natureza multiusuária, ou seja, atende coletivamente a todos os pesquisadores e professores da Escola de Veterinária, especialmente os profissionais do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias.

“As principais vantagens é que o laboratório atende uma demanda de expansão do espaço físico da Escola, nesse caso específico para área de pesquisa. Ao criar novos espaços para os laboratórios de pesquisa, abre-se possibilidade de remanejamento de espaços pré-existentes para atender outras atividades da escola. Por exemplo, a expansão de salas de aulas práticas, teóricas e outras estruturas que são importantes para a instituição. Além disso, uma das principais expectativas com essa nova construção é o aumento considerável da produção de pesquisa no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias e nos demais departamentos.”, explica o diretor da Escola de Veterinária, Renato de Lima Santos.

Enquanto o MultiLAB  é um projeto completo, a reforma do telhado do Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais é apenas uma das primeiras etapas de revitalização do Hospital Veterinário, um investimento contabilizado em aproximadamente 3,3 milhões de reais. A revitalização possui previsão de entrega de 2 anos e ocorrerá em etapas para não prejudicar o funcionamento do Hospital Veterinário. Este projeto foi motivado pelo crescimento do hospital, que nos últimos anos evoluiu muito em termos de atendimento, operando 40 mil casos por ano. Além disso, teve um aumento no número de profissionais, graças ao programa de residência que conta com quase 60 residentes, e com novos profissionais admitidos em concursos. A participação de docentes do curso de medicina veterinária no hospital também é muito intensa.

“Isso tudo significa que a infraestrutura do Hospital Veterinário já não é mais adequada à dimensão que o ele ganhou. E no caso do Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais isso é muito importante, já que requer uma atualização das suas instalações físicas. Buscaremos trazer modernidade dentro dos melhores padrões para a área de cirurgia e ao mesmo tempo criar condições ideais para a implantação de equipamentos sofisticados que existem hoje no hospital.”, acrescenta Renato.