APIC promove interação entre produtores e graduandos da Escola de Veterinária

17.04.2017

Entre os dias 26 de março a 01 de abril, alunos do 8º período do curso de Medicina Veterinária participaram das Aulas Práticas Integradas de Campo (APIC) de 2017, realizada na região de Carmo de Minas (MG).

Com o principal objetivo de integrar o ambiente acadêmico e a comunidade, mais de 40 alunos de graduação e pós-graduação visitaram 22 propriedades rurais e junto aos proprietários realizaram diversas atividades e discussões sobre vários temas dentro das áreas da Medicina Veterinária. Dessa forma, foram permitidos novos aprendizados e o contato com diferentes sistemas rurais da região, os quais se caracterizavam pelo sistema intensivo de criação leiteira.

Sob a coordenação dos professores Décio Souza Garça, Kelly Moura Keller, Camila de Valgas e Bastos, Erica Azevedo Costa e Maria Isabel Maldonado Guedes, a APIC de Carmo de Minas desenvolveu atividades das áreas de Bovinocultura de Leite, conduzida pela professora Sandra Gesteira Coelho, Forragicultura com o Professor Diogo Gonzaga Jayme, Sanidade Animal, com os professores Andrey Pereira Lage e Rodrigo Otávio Silveira Silva, Clínica de Ruminantes, com o professor Rodrigo de Melo Meneses e Cirurgia de Grandes Animais, com os professores Valentin Arabicano Gueller e Andressa Batista da Silveira Xavier.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar e discutir o funcionamento de sistemas de compost barn e freestall, realizando diagnósticos de situação de cada propriedade, levantamento sanitário dos rebanhos, exame clínico dos animais, casqueamentos e necropsias. Também ocorreram visitas em Haras, onde os alunos tiveram oportunidade de visualizar o funcionamento da criação de equinos na região e utilização de pastagens nesses sistemas. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, foram realizadas mais de 90 cirurgias como: descornas, rufiões, correções de hérnias e castrações de bovinos e eqüinos.

A palestra “Suplementação de bovinos de leite criados a pasto” foi ministrada pelo ex-professor da Escola de Veterinária, Ronaldo Braga Reis e reuniu aproximadamente 150 pessoas dentre alunos e produtores rurais. Já a palestra oferecida aos alunos da UFMG pela Basso Pancotte abordou sobre a influência da saúde intestinal dos bovinos em bons níveis produtivos da fazenda, reunindo cerca de 50 pessoas.

A APIC contou com apoio do Médico Veterinário Gabriel Heleno Dias Junqueira e o Graduando Lucas Chagas Junqueira como organizadores locais, além de envolver os alunos de graduação Bárbara Luizi Lage Mendes, Brenda Miranda Guimarães Silva e Frederico Patrus Ananias de Assis Pires, na organização geral.

“A APIC é uma ótima disciplina, pois permite a aplicação prática do conhecimento adquirido na graduação. Foi possível abordar, dialogar e aprender com o produtor extrapolando a parte técnica e assim visualizando a realidade profissional de campo com a coordernação de excelentes professores da escola.” Afirma o aluno participante da APIC, Saulo Queiroga Lopes.

As atividades contaram com o patrocínio da Prefeitura de Carmos de Minas e das empresas Eurolatte e Basso Pancotte, e com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Senar-MG, da Emater-MG, do Cocarive, da Cooper Rita e do Sindicato Rural de Carmo de Minas.