Escola de Veterinária completa 85 anos de história

08.02.2017

A Escola de Veterinária da UFMG completa 85 anos em 2017. Criada em 1932 e federalizada em 1961, a instituição é referência em qualidade e pioneirismo nas áreas de Medicina Veterinária e Aquacultura.

O professor Renato de Lima Santos, diretor da Escola, ressaltou a importância desse momento na consolidação da história da instituição. “Embora a Escola possa parecer jovem frente a outras instituições no cenário mundial, no Brasil ela é uma instituição extremamente tradicional e sólida e contribuiu para o desenvolvimento da Medicina Veterinária em todo país.”

O diretor conta que nesses 85 anos de história a Escola formou um grande número de profissionais em Medicina Veterinária, fornecendo profissionais qualificados para desenvolvimento de projetos na área.

“Além disso, mais recentemente, foi criado o curso de graduação em Aquacultura, uma aposta da Escola numa área na qual o Brasil tem grande potencial de crescimento.”, comenta.

Atualmente, a Escola conta com quatro departamentos, três órgãos complementares – o Hospital Veterinário, o Laboratório de Aquacultura e a Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa –, oferece cursos da pós-graduação em Ciência Animal e Zootecnia, além da residência-médica em 19 áreas de concentração.

Para a comemoração da data, uma nova identidade visual foi criada, baseada em elementos históricos da Escola e com cores que valorizam a Medicina Veterinária, o conhecimento e o sucesso. Acesse os arquivos com a nova identidade visual nos links: Papel Timbrado (colorido), Papel Timbrado (preto e branco), Modelo de slide.

Além disso, uma extensa programação incluindo solenidades, palestras, congressos e outros eventos foi elaborada. Um dos elementos dessa programação é o Ciclo de Palestras dos 85 anos. Confira a programação:

30/03/2017 - Prof. José Sérgio de Resende: Trajetória na Escola de Veterinária.

27/04/2017 - Prof. Geraldo Eleno Silveira Alves: A influência da Gastroenterologia da Escola de Veterinária da UFMG sobre as instituições de Ensino Superior.

25/05/2017 -  Prof. José Monteiro da Silva Filho: Parceria público/privada na pesquisa para a produção de muares no Brasil.

29/06/2017 - Prof. Nivaldo da Silva: O médico veterinário na sociedade contemporânea: desafios e oportunidades.

31/08/2017 -  Prof. José Aurélio Garcia Bergmann: A genética e a produção sustentável de carne bovina.

28/09/2017 - Prof. Nelson Carneiro Baião: Presença da Escola de Veterinária na avicultura brasileira.

26/10/2017 - Prof. Vicente Ribeiro do Vale Filho: Eficiência reprodutiva de touros.

30/11/2017 - Prof. Ronaldo Braga Reis: A importância da formação do professor na sua atuação institucional.

As palestras serão realizadas no Auditório do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, às 17h. Cada palestra tem 100 vagas disponíveis.