Curso de Medicina Veterinária da Escola recebe acreditação internacional

23.09.2015

O curso de graduação de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG recebeu do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL) a acreditação que certifica a qualidade acadêmica do curso por seis anos. “O ARCU-SUL é resultado de um acordo entre os Ministros de Educação da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia e do Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do Mercosul”, explica Renato Santos, diretor da Escola de Veterinária da UFMG.

Os professores Marcelo Resende de Souza e Antônio de Pinho Marques júnior, coordenador e subcoordenador do curso de graduação em Medicina Veterinária no ano de 2012, foram os responsáveis por inscrever o curso de graduação para ser avaliado pelo ARCU-SUL. “Foi um longo processo de avaliação. Inscrevemos a Escola e avaliadores do ARCU-SUL vieram visitar as instalações, a Fazenda Experimental de Igarapé e os laboratórios de pesquisa, analisaram os projetos acadêmicos e entrevistaram ex-alunos da Escola”, afirma o prof. Marcelo de Souza.

Depois do processo de avaliação, que foi realizado por professores de diversas universidades do Mercosul, o processo ficou tramitando dentro da organização do ARCU-SUL. Em fevereiro deste ano a acreditação foi finalizada, em março foi homologada e no dia 10 de setembro o documento oficial da acreditação foi divulgado.

“A acreditação é muito importante para a Escola, porque reconhece perante outros países do Mercosul a qualidade acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UFMG. Para os alunos é importante, pois no futuro eles poderão contar com um curso de qualidade reconhecida no seu currículo”, explica o prof. Marcelo de Souza.

“Muitas universidades do Brasil já possuem reconhecimento dos seus cursos dentro do país. A acreditação do ARCU-SUL é importante nesse sentido, pois é mais rigorosa e não são muitos os cursos reconhecidos por ela no país”, afirma a professora e atual coordenadora do curso de graduação em Medicina Veterinária, Joana da Glória. Além disso, segundo ela, “a acreditação é de grande relevância, pois pode facilitar o reconhecimento de diplomas de alunos graduados no curso de Medicina Veterinária da Escola em países do Mercosul e do exterior”.

Para o diretor da Escola, Renato Santos, a acreditação é muito importante para fomentar a visibilidade da Escola. “A acreditação do nosso curso de Medicina Veterinária pelo Sistema ARCU-SUL é muito importante para dar maior visibilidade internacional para a Escola, além de ser um atestado de qualidade conferido pelos países do Mercosul. Trata-se de um passo importante para a internacionalização, que já é marcante na Escola de Veterinária da UFMG”, afirma ele.