Loading
Corpo Docente

Décio Souza Graça

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Doctor Of Philosophy - University of Aberdeen (1985). Atualmente é professor adjunto iv` da Universidade Federal de Minas Gerais, consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e revisor - Revista Brasileira de Medicina Veterinária e Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino de corte, suplementação mineral, fósforo, cromo, energia e digestibilidade.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1971)
Mestrado em Medicina Veterinária (1979)
Doutorado em Filosofia (1985)

Veja mais informações no Somos UFMG

Décio Souza Graça Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2177
E-mail: decio@vet.ufmg.br



Denise Aparecida Andrade Oliveira Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2178
E-mail: denise@vet.ufmg.br



Diogo Gonzaga Jayme

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Zootecnia pela Escola de Veterinária da Ufmg (2007). Atualmente é professor adjunto da Escola de veterinária da UFMG, juiz da ABQM, ACPaint, ABCCAppaloosa e ABCCCampolina, inspetor zootécnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa, inspetor zootécnico da Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha, inspetor zootécnico da Associação Brasileira dos Criadores de Paint Horse e jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: forragicultura, bovinocultura, equideocultura, silagem, ezoognósia, nutrição e alimentação animal.

Formação: Graduada em Medicina Veterinária (2001)
Mestrado em Zootecnia (2003)
Doutorado em Zootecnia (2007)

Veja mais informações no Somos UFMG

Diogo Gonzaga Jayme Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2009
E-mail: diogogj@gmail.com



Edgar de Alencar Teixeira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto da Escola de veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, orientador de mestrado e doutorado no programa de pós graduação em zootecnia, Coordenador do Laboratório de Aquacultura desta Escola e Coordenador do Curso de Aquacultura da UFMG. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos e na determinação de exigências nutricionais de Peixes , atuando principalmente nos seguintes temas: surubim, tilápia, alimentação e aquacultura.

Formação: Graduada em Medicina Veterinária (2000)
Mestrado em Zootecnia (2003)
Doutorado em Zootecnia (2008)

Veja mais informações no Somos UFMG

Edgar de Alencar Teixeira Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2190
E-mail: edgarvet@ufmg.br



Eduardo Bastianetto

Médico Veterinário, graduado na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Concluiu o Curso de Doutorado em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG (2010). Exerce atividades de pesquisa desde Junho de 2010 como membro do INCT Pecuária. Possui experiência em programa de controle parasitário para o incremento produtivo de bovinos e bubalinos. É Diretor de Relações Institucionais da Associação Mineira de Bubalinocultores, e presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos.

Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010)

Eduardo Bastianetto Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2095
E-mail: ebastianetto@yahoo.com.br



Eduardo Maldonado Turra

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Zootecnia (área de concentração Genética e Melhoramento Animal) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) Atualmente é professor adjunto do departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de Aquicultura, com ênfase em Piscicultura, Melhoramento Genético e Reprodução de Peixes.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1996)
Mestrado em Zootecnia (2000)
Doutorado em Zootecnia (2010)

Veja mais informações no Somos UFMG

Eduardo Maldonado Turra Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-3306
E-mail: eduardoturra@yahoo.com.br



Eliane Gonçalves de Melo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1989), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal e Anestesiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia, trauma medular, neuroproteção, células tronco e artroscopia.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1989)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001)
 
 

Eliane Gonçalves de Melo Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2266
E-mail: eliane@vet.ufmg.br



Elias Jorge Facury Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais nas disciplinas Clínica de Ruminantes e Medicina de Produção de Ruminantes. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e trabalha com linhas de pesquisa nas áreas de Período de transição de vacas leiteiras, Doenças metabólicas, Neuropatias em ruminates, Doenças parasitárias, Fluidoterapia em bovinos, Sistema locomotor dos bovinos, Neonatologia e Sanidade dos bezerros.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)
 

Elias Jorge Facury Filho Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2238
E-mail: facury@vet.ufmg.br



Eloísa de Oliveira Simões Saliba

Graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), pós Doutorado em carboidratos e ligninas pela NCSU USA em (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação animal, digestibilidade, avaliação de silagem, indicador de digestibilidade e consumo. Líder do grupo de pesquisa de utilização de indicadores nutricionais e estudo de ligninas de resíduos agroindustruais e forrageiras tropicais.

Formação: Graduada em Química (1982)
Mestrado em Zootecnia (1988)
Doutorado em Ciência Animal (1998)

Veja mais informações no Somos UFMG

Eloísa de Oliveira Simões Saliba Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2187
E-mail: saliba@vet.ufmg.br



Fabiano Alvim Barbosa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Mestre em Zootecnia na área de Nutrição Animal, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutor em Zootecnia na área de Produção Animal, pela UFMG (2008). É Professor Adjunto da Escola de Veterinária (UFMG) na área de Bovinocultura de corte na graduação e pós graduação. Tem experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em Produção técnica, econômica e sustentável de bovinos de corte, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, suplementação nutricional, pastagens, análise econômica, gestão e planejamento, administração rural, sustentabilidade.

Formação: Graduada em Medicina Veterinária (1996)
Mestrado em Zootecnia (2004)
Doutorado em Zootecnia (2008)

Área de interesse: bovinos, suplementação nutricional, pastagens, análise econômica, gestão e planejamento, administração rural, sustentabilidade.

Principais publicações: 
* Artigos
Barbosa, F .A., Borges, D.N., Cabral Filho, S.L.S., GRACA, D. S., ANDRADE, V.J., Sousa, C.E., Leao, J.M., MANDARINO, R.A.DESEMPENHO DE BOVINOS TABAPUÃ E SEUS CRUZADOS EM PASTAGENS DE BRAQUIÁRIAS NO ESTADO DA BAHIA. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia.  Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.66, p.253 - 258, 2014.

 
Bicalho, F.L., Barbosa, F .A., GRACA, D. S., Cabral Filho, S.L.S., Leao, J.M., Lobo, C.F.
Desempenho e análise econômica de novilhos Nelore submetidos a diferentes estratégias de suplementação alimentar nas fases de recria e engorda. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.66, p.1212 - 1220, 2014.
 
Santana, R.A.V., Barbosa, F .A., MANDARINO, R.A., Lobo, C.F.
Desempenho bioeconômico de sistemas intensivos de cria e 1 de ciclo completo por meio de simulação. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.65, p.1773 - 1782, 2013.
 
MANDARINO, R.A., Barbosa, F .A., Cabral Filho, S.L.S., Lobo, C.F., SILVA, I.S., Oliveira, R.O., DIOGO, J.M., Guimarães Júnior, R.
Desempenho produtivo e econômico do confinamento de bovinos zebuínos alimentados com três dietas de alto concentrado. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.65, p.1463 - 1471, 2013.
 
Barbosa, F .A., GRACA, D. S., ANDRADE, V.J., CEZAR, I. M., SANTOS, G. G., SOUZA, R. C.
PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE CRIA, RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS DE CORTE NO ESTADO DA BAHIA. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.62, p.677 - 685, 2010.
 
6) Barbosa, F .A., Barbosa, F.A., Graça, D.S., Maffei, W.E., Silva Júnior, F.V., SOUZA, G.M.
Desempenho e consumo de matéria seca de bovinos sob suplementação protéico-energética, durante a época de transição água-seca. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.59, p.160 - 167, 2007.
 
*Livros Publicados:
Barbosa, F .A.
Curso Planejamento e gestão financeira da empresa rural. Viçosa : Centro de Produções Técnicas, 2011, v.1. p.302.
 
Barbosa, F .A., SOUZA, R. C.
Administração de fazendas de bovinos – leite e corte. Viçosa : Aprenda Fácil Editora, 2007, v.1. p.342.
 
Carvalho, F. A.N., McDowell, L.R., Barbosa, F .A.
Nutrição de bovinos a pasto. Belo Horizonte : Fabiano Alvim Barbosa e Fernando Antônio Nunes Carvalho, 2005, v.1. p.428.

Veja mais informações no Somos UFMG

Fabiano Alvim Barbosa Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2199
E-mail: fabianoalvimvet@hotmail.com



Fábio Luiz Buranelo Toral

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística, bovinos de corte, avaliação genética e melhoramento genético animal.

Formação: Graduada em Zootecnia (2002)
Mestrado em Genética e Melhoramento Animal (2004)
Doutorado em Zootecnia (2007)

Veja mais informações no Somos UFMG

Fábio Luiz Buranelo Toral Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2180
E-mail: flbtoral@hotmail.com



Fabíola de Oliveira Paes Leme

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1996), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais com sanduiche na Ludwig Maximillian Universitäte -LMU (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, lecionando nas disciplinas de Patologia clínica e hematologia para a graduação e pós-graduação. Relatora das revistas do CFMV, ABMVZ e Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (Uruguaiana). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Hematologia, bioquímica e micologia clínica.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1996)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais com sanduiche na Ludwig Maximillian Universitäte -LMU (2004)
 

Fabíola de Oliveira Paes Leme Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2225
E-mail: fabiola.ufmg@gmail.com



Felipe Pierezan

Médico veterinário formado na Universidade Federal de Santa Maria (2007). Possui os títulos de Mestre (2009) e Doutor (2013) em Medicina Veterinária pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto de Patologia Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças de ruminantes e eqüinos, doenças do sistema nervoso central, plantas tóxicas e microbioma da pele de cães e gatos.
 
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2007)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2009)
Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2013)
 
Áreas de interesse: Doenças de ruminantes e eqüinos, doenças do sistema nervoso central, plantas tóxicas e microbioma da pele de cães e gatos.
 
Principais publicações:
 
PIEREZAN, F. ; MANSELL, J. ; AMBRUS, A. ; HOFFMANN, A. RODRIGUES . Immunohistochemical Expression of Ionized Calcium Binding Adapter Molecule 1 in Cutaneous Histiocytic Proliferative, Neoplastic and Inflammatory Disorders of Dogs and Cats. Journal of Comparative Pathology, v. 151, p. 347-351, 2014.
 
ZYCHOWSKI, K.E. ; ELMORE, S.E. ; RYCHLIK, K.A. ; LY, H.J. ; PIEREZAN, F.; ISAIAH, A. ; SUCHODOLSKI, J.S. ; HOFFMANN, A.R. ; ROMOSER, A.A. ; PHILLIPS, T.D. . Mitigation of Colitis with NovaSil Clay Therapy. Digestive Diseases and Sciences, v. 60, p. 382-392, 2014.
 
PIEREZAN, F.; OLIVEIRA FILHO, J.C. ; CARMO, P.M. ;. AIRES, A.R.; LEAL, M.L.R. ; SOUZA, T.M. ; MALLMANN, C.A. ; BARROS, C.S.L. Intoxicação experimental por aflatoxina em bezerros. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 32, p. 607-618, 2012.
 
OLIVEIRA FILHO, J.C. ; CARMO, P.M.; LUCENA, R.B.; PIEREZAN, F.; BARROS, C.S.L. Baccharis megapotamica var. weirii poisoning in water buffalo (Bubalus bubalis). Journal of Veterinary Dia gnostic Investigation, v. 23, p. 610-614, 2011.
 
PIEREZAN, F. ; OLIVEIRA FILHO, J.C. ; CARMO, P.M. ; LUCENA, R.B.; RISSI, D.R. ; TOGNI, M. ; BARROS, C.S.L. Surto de aflatoxicose em bezerros no Rio Grande do Sul.. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 30, p. 418-422, 2010.
 
PIEREZAN, F. ; RISSI, D.R. ; RECH, R.R. ; FIGHERA, R.A. ; BRUM, J.S. ; BARROS, C.S.L. Achados de necropsia relacionados com a morte de 335 eqüinos: 1968-2007.. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 29, p. 275-280, 2009.
 
RISSI, D.R. ; PIEREZAN, Felipe ; SILVA, M.S. ; FLORES, E. F. ; BARROS, C.S.L. Neurological disease in cattle in southern Brazil associated with Bovine herpesvirus infection. Journal of Veterinary Diagnostic Investigation, v. 20, p. 346-349, 2008.
 
RISSI, D.R. ; RECH, R.R ; PIEREZAN, F. ; GABRIEL, A.L; TROST, M.L. ; BRUM, J.S. ; KOMMERS, G.D. ; BARRROS, C.S.L. Intoxicação por plantas e micotoxinas associadas a plantas em bovinos no Rio Grande do Sul: 461 casos.. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 27, p. 261-268, 2007.

Felipe Pierezan Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2262
E-mail: fpierezan@gmail.com

 



Fernando Antônio Bretas Viana

É graduado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestre em Clínica e Cirurgia Veterinárias por esta mesma unidade (1984) e doutor em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da UFMG (2004). Atualmente é professor associado da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Oftalmologia Veterinária, Terapêutica e Cinotecnia.
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981)
Mestrado em Clínica e Cirurgia Veterinárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984)
Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)
 

Fernando Antônio Bretas Viana Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2240
E-mail: fbretas@vet.ufmg.br



Francisco Carlos Faria Lobato

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Escola de Veterinária da UFMG(1978), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1989) e doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG (1997). Atualmente é professor Titular. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em bacteriologia de anaeróbios esporulados, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, diagnóstico, clostridioses, tuberculose, brucelose e produção e controle de vacinas convencionais e recombinantes.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1978)
Mestrado em Medicina Veterinária (1989)
Doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG (1997)

Somos UFMG

Francisco Carlos Faria Lobato Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2086
E-mail: flobato@vet.ufmg.br



Geraldo Eleno Silveira Alves

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Especializações em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), em Podologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (2007 e 2010). Atualmente é professor associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, com atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão em cirurgia de grandes animais, nas áreas de gastroenterologia e traumatologia em equinos e bovinos. Credenciado como orientador nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi também, em diferentes épocas, credenciado como co-orientador em outros Programas de Pós-graduação das seguintes universidades: UnB, UFV, UFRRJ, UFRPE, UFBA, UFG.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980)
Especialização em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981)
Especialização em Podologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997)
Especialização em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (2007 e 2010)
 
Áreas de interesse:
- Formação de recursos humanos (Médicos Veterinários Generalistas) fundamentados na educação e autonomia para transformar a informação
em competência e sabedoria.
- Extensão e busca da informação e do conhecimento para segmentos da sociedade e instituições interessadas em interrrelações.
- Pesquisa sobre soluções de problemas clínicos cirúrgicos em equinos e bovinos, com ênfase nos sistemas gastroentérico e respiratório anterior.
- Interrelações entre animais (humano x domésticos) implicadas no bem e no mal estar e suas consequencias (sanidade e enfermidade).
 
Principais publicações:
 
Orally administered phenylbutazone causes oxidative stress in the equine gastric mucosa. J. Vet. Pharmacol. Therap. 2014. doi. 10.1111/jvp.12168.
 
O estômago equino: agressão e mecanismos de defesa da mucosa. Ciência Rural, v.43, p.305-313, 2013. doi.org/10.1590/S0103-84782013000200018
 
Exame transretal em equinos: importância, realidade sobre o ensino, riscos, necessidade, viabilidade e estágios de competência. Brazilian Journal of Equine Medicine. Ano 7, n. 41, p. 4 -10, 2012.
 
Cortisol circadian rhythm ratio: A simple method to detect stressed horses at higher risk of colic? J. Equine Vet. Sci., v.31, p.188-190, 2011. doi.org/10.1016/j.jevs.2011.02.005
 
Cólicas timpânicas em equinos: particularidades e procedimentos emergenciais. Cad. Tec. Vet. Zoot., nº 60, p.92-104, 2009.
 
Fraturas odontomaxilares e mandibulares em equídeos tratados por diferentes técnicas de osteossíntese. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, p.1382-1387, 2008.  doi.org/10.1590/S0102-09352008000600012
 
Aspectos fisiológicos e econômicos da castração em animais de produção e companhia – Verdades e crendices. Revista CFMV, ano 13, n.40, p.67-75, 2007.
 
Tratamento da compactação experimental do cólon maior em equinos: resultados de laboratório e exames bioquímicos. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, n.3, p.281-287, 2005. doi.org/10.1590/S0102-09352005000300001
 
Equívocos de condutas que agravam o prognóstico da síndrome cólica em equínos. Braz J. Equine Med., Ano 1, n.2, p.20-26, 2005.
 
Efeitos da hidrocortisona sobre a lesão de reperfusão e reparação da mucosa após isquemia venosa experimental no jejuno de eqüinos. Arq. Brás. Méd. Vet. Zootec., v.55, n.5, p.539-549, 2003.doi.org/10.1590/S0102-09352003000500005
 

Geraldo Eleno Silveira Alves Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2241
E-mail: geraldo@vet.ufmg.br



Gilcinéa de Cássia Santana

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando as disciplinas Terapêutica Veterinária e Farmacologia para Organismos Aquáticos. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacocinética, Farmacologia da Dor e Inflamação e Imunofarmacologia de Doenças Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia, amitraz, Demodex canis, demodicose, T. cruzi e chagas disease. Tem também experiência na área de Bioterismo com ênfase em criação e experimentação animal.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) 
Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003)
 
 

Gilcinéa de Cássia Santana Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2232
E-mail: gcsantana@ufmg.br



Helton Mattana Saturnino

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado (1981) e doutorado (1984) em Animal Science -pela University of Florida. Atualmente é professor Associado-4 da Universidade Federal de Minas Gerais. Ministra aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Veterinária da UFMG. Atua nas áreas de produção e reprodução com ênfase na relação entre nutrição e reprodução de bovinos.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1976)
Mestrado em Ciência Animal (1981)
Doutorado em Ciência Animal (1984)

Veja mais informações no Somos UFMG

Helton Mattana Saturnino Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2183
E-mail: helton@vet.ufmg.br



Henrique César Pereira Figueiredo

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Foi professor da Universidade Federal de Lavras, entre 1997 e 2009. Foi membro do Comitê de Medicina Veterinária da CAPES (2007-2011) e da Câmara de Veterinária e Zootecnia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2006 e 2010. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais aquáticos. Foi coordenador do AQUAVET - Laboratório de Doenças de Animais Aquáticos (DMV-UFLA) e Superintendente de Planejamento da Universidade Federal de Lavras (2007 a 2009). Em novembro de 2009 foi nomeado professor Adjunto IV, na área de Sanidade de Animais Aquáticos, na Escola de Veterinária da UFMG, desligando-se das atividades exercidas na UFLA. É consultor de periódicos como Veterinary Microbiology, Diseases of Aquatic Organisms, Journal of Fish Diseases, Journal of Applied Microbiology e Clinical and Vaccine Immunology. Em janeiro de 2010 foi cedido ao Ministério da Pesca e Aquicultura onde ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Sanidade Pesqueira e Aquícola (jan. 2010 a fev. 2011) e, posteriormente, de Diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura (fev. 2011 a jan. 2013). Atualmente Professor Associado I e Coordenador do AQUACEN - Laboratório Oficial de Diagnóstico de Doenças de Animais Aquáticos do Ministério da Pesca e Aquicultura, sediado na Escola de Veterinária da UFMG.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1997)
Doutotado em Ciências Biológicas (2001)

Somos UFMG

Henrique César Pereira Figueiredo Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2074
E-mail: figueiredoh@yahoo.com



Idalmo Garcia Pereira

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1993), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético animal, Nelore, Guzerá, ovinos de corte e análises estatísticas.

Formação: Graduado em Zootecnia (1993)
Mestrado em Zootecnia (1996)
Doutorado em Zootecnia (2001)

Veja mais informações no Somos UFMG

Idalmo Garcia Pereira Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2186
E-mail: idalmo.garcia@gmail.com




<< ANTERIOR  :: 1 2 3 4 5 ::  PRÓXIMA >>

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276