Loading
INCT

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira faz parte de um amplo programa nacional promovido por parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e agências estaduais de fomento à pesquisa. Ele está sediado na Escola de Veterinária da UFMG, sendo um dos 8 institutos com sede na Universidade.

Seu objetivo principal é criar e manter um banco atualizado de informações que caracterizem a produção animal brasileira. A meta é montar uma rede de laboratórios no território nacional que, em conjunto, adeque, desenvolva, inove e execute, de forma integrada, métodos e meios para manter e disponibilizar as informações que caracterizem diversos sistemas de produção animal de interesse econômico.

Para concretizar esta meta, o INCT tem como objetivos específicos atuar nas seguintes áreas: caracterização da distribuição geográfica dos diferentes sistemas de produção dos animais de interesse zootécnico, caracterização genética das espécies e raças de interesse zootécnico, realização de estudos de prevalência e distribuição espacial de doenças infecciosas e parasitárias para as diferentes espécies contempladas na pesquisa. Adicionalmente, fruto dos trabalhos em desenvolvimento na área da genética, o INCT em Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira tem como objetivo complementar, desenvolver e aplicar processos de genotipagem molecular para caracterização de cepas de referência, para certificação de produtos de origem animal, visando à detecção de fraudes, bem como desenvolver e aplicar processos de genética forense animal. Na área da sanidade a meta final é ter um banco de microorganismos geneticamente caracterizados sob a égide do Ministério da Agricultura.

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276