Loading
Ferros terá seu primeiro censo populacional de cães e gatos


Veículo de Comunicação: DeFato Online
07/06/2017 08h34
Wesley Rodrigues
DIVULGAÇÃO
 
Membros da ONG Apata realizam censo animal em Ferros
 
A Associação de Proteção aos Animais Toca de Assis (Apata) realiza o primeiro censo populacional de cães, gatos e outros animais no município de Ferros. Voluntários do grupo percorrem a cidade identificando e mapeando animais abandonados e aqueles com tutor. Nas casas, os protetores aplicam questionários para traçar o perfil da população animal na cidade.
 
A ação dos voluntários começou na última segunda-feira, 5 de junho, e não tem prazo para acabar. A ideia é levantar dados que vão permitir o direcionamento das políticas públicas voltadas aos animais, como as castrações.
 
Segundo a presidente da Apata, Marilda Assunção, a Apata já viabilizou a castração de cães machos com uma veterinária da cidade. Após o censo, o planejamento é que o serviço seja realizado ainda neste ano.
 
Para castrar fêmeas, a entidade tenta uma parceria com o projeto Ação Global Homem-Animal (Agha), da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
Outra proposta do censo, destaca Marida, é a conscientização da população.
 
Os voluntários falam de posse responsável, vacinação e vermifugação e alertam para situações de maus-tratos. O grupo também aconselha a comunidade a ajudar o poder público no assunto. 
 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276