Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

O grupo existe desde 1994 e é liderado pelo professor Afonso de Liguori Oliveira. Suas pesquisas visam desenvolver e avaliar novos processos e produtos e dar subsídios aos técnicos da área, no desenvolvimento, identificação e caracterização desses novos produtos, dentro das demandas do consumidor. Com atividades ligadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão, o grupo procura atuar nas áreas de processamento de alimentos, melhoramento genético e sanidade de bovinos, bubalinos e aves. Seus conhecimentos têm sido transferidos através de publicações e palestras, dando suporte a produtores rurais, técnicos, veterinários e zootecnistas ligados a pequenas e médias agroindústrias, sindicatos rurais e prefeituras nos municípios de Minas Gerais. Suas linhas de pesquisa são: avaliação de carnes e de carcaças dos animais de abate, biotecnologia aplicada a produtos de origem animal, controle de qualidade de produtos de origem animal, irradiação e qualidade sanitária e tecnológica de produtos de origem animal, novas tecnologias para o aproveitamento integral do pescado cultivado e de água doce e qualidade e inocuidade de produtos de origem animal.

Mais informações no site do CNPq.