Tecnologia e Inspeção de Leite e Produtos Derivados

O grupo existe desde 2003 e é liderado pelos professores Leorges Moraes da Fonseca e Mônica de Oliveira Leite. Sua atuação abrange as áreas de pesquisa, ensino e extensão em leite e seus derivados. A área de microbiologia pretende atender às demandas relacionadas à pesquisa de microorganismos de importância econômica (deteriorantes e bactérias lácticas) e em relação à saúde pública (patogênicos). A área de fisioquímica tem o objetivo de determinar analiticamente os constituintes e propriedades do leite e seus derivados, atendendo aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. O grupo coordena as atividades do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite (LabUFMG), que compõe a Rede Brasileira de Laboratórios de Análise da Qualidade do Leite, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Suas linhas de pesquisa são: aproveitamento de subprodutos e resíduos de indústrias agropecuárias, biotecnologia aplicada a produtos de origem animal, controle de qualidade de produtos de origem animal, imunologia aplicada à inspeção de produtos de origem animal e toxinfecções alimentares veiculadas por produtos de origem animal.

Mais informações no site do CNPq.