Loading
Grupo de Discussão em Felinos (GDfel)

O Grupo de Discussão em Felinos (GDfel) surgiu com base em estudos e análises sobre o tratamento de gatos ao redor do mundo. Por muitos anos, os felinos domésticos têm sido abordados e tratados como “pequenos cães”, o que acarreta em práticas errôneas e consequentemente danos à saúde animal e insatisfação dos tutores. Gatos tem se tornado os animais de estimação mais populares nos Estados Unidos, Canadá e Norte da Europa (Rodan, 2012). A população de gatos domésticos tem crescimento duas vezes mais que a de cães no Brasil, por serem menos dependentes e se adaptarem melhor às pequenas moradias (Cavalheiro, 2015). Tal popularidade, associada à peculiaridades da espécie, demandam abordagens apropriadas. Neste sentido, a implantação de práticas de estudo em Medicina Felina irá complementar a necessidade iminente de melhor entendimento da abordagem clínica aos gatos domésticos. 
 
 
Objetivos gerais:
Disseminar e aprimorar o conhecimento da prática médica clínica de felinos domésticos dos alunos de graduação e pós-graduação.
 
Objetivos específicos:
Discutir detalhadamente tópicos relevantes da medicina felina: Afecções sistêmicas, Afecções cutâneas, Abordagem anestésica e cirúrgica ao paciente felino.
 
Metodologia:
Encontros semanais de uma hora de duração em data a horário a serem definidos para: Apresentação de aulas expositivas por palestrantes convidados, Apresentação de seminários pelos alunos participantes. Os encontros serão realizados por todo o ano de 2017.

 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276