Loading
Igarapé

A Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa (FEPHB), adquirida pela UFMG em 1963, se situa no município de Igarapé - MG, a 5 km da Rodovia Fernão Dias (BR381). Sua área total é de 240 hectares e, como um órgão complementar da Escola de Veterinária da UFMG, tem o objetivo de dar suporte ao ensino da graduação e pós-graduação e às atividades de pesquisa e de extensão, especialmente em bovinocultura de leite, avicultura de postura e de corte, forragicultura (produção de forrageiras), equinocultura, cunicultura (criação de coelhos), ovinocultura/caprinocultura e suinocultura.

Na Fazenda está localizado um Centro de Treinamento constituído por um restaurante, alojamentos, sala de aula com recursos audiovisuais e uma secretaria. O centro é frequentemente utilizado por alunos e professores da Escola de Veterinária, de outras unidades da UFMG e eventualmente de outras instituições.

A FEPHB tem infraestrutura e pessoal qualificado para realização de projetos de pesquisa, nas áreas de produção e sanidade animal, e para diversas aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia. Na experimentação animal, a Fazenda possui envolvimento em diversos projetos nas áreas de bovinocultura de leite, reprodução de bovinos e suínos, nutrição de suínos, bovinos, aves de corte e postura, codornas, coelhos, desenvolvimento e avaliação de vacinas, laticínios, saneamento, produção de forrageiras, sanidade animal e formação de pastagens. Para atender à alimentação dos animais da fazenda, dos animais da Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo e também de animais do Hospital Veterinário e da Escola de Veterinária, a Fazenda possui uma fábrica de ração. Produtos da fazenda também são vendidos em uma loja localizada na portaria principal.

A unidade é utilizada no atendimento a atividades discentes e de pesquisa, entretanto tem também como objetivo reforçar e incrementar as atividades de extensão universitária junto à comunidade vizinha. Além de trazer a comunidade para dentro da fazenda, difundir e socializar o conhecimento veiculado pela área de ensino e produzido pela pesquisa, a extensão universitária permite o conhecimento da realidade para além do ambiente acadêmico, possibilitando, assim, diagnosticar necessidades e demandas de novas pesquisas e outras ações. Com isso, é possível para a comunidade acadêmica construir, modificar e aprimorar os rumos e diretrizes da própria Universidade, buscando soluções possíveis para os problemas que se apresentam.

Diretoria: Prof. Diogo Gonzaga Jayme

Vice-Diretoria: Prof. 

Administrador: Uibirá Tupinambás do Amaral

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276