Loading
Pedro Leopoldo

Criada na década de 1920 pelo Governo Federal, a chamada “Fazenda Modelo” tinha o intuito de contribuir no avanço da pecuária regional. Porém, ela foi sendo gradativamente desativada e passou a alojar, a partir de 1978, o então Laboratório Nacional de Referência Animal (Lara), hoje denominado Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro).

A partir de 1993, seus 448 hectares voltaram a ser ocupados de forma ordenada pela Escola de Veterinária da UFMG, com o objetivo de utilização do espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão. A regularização fundiária, recentemente desobstruída e em fase final, permite a proposição de transformar a mesma em um Centro de Produção Sustentável, aberto a visitação pela comunidade. O Centro objetiva unificar ações da UFMG, em sintonia com o poder público local, para recuperar, preservar e disponibilizar o acervo histórico da Fazenda, assim como criar unidades demonstrativas de avanços tecnológicos, tendo como diretriz principal o conceito de produção sustentável, com ênfase na preservação ambiental e uso racional da terra.

O foco está na educação continuada em seus mais diversos níveis, do primário ao universitário, do iletrado ao magistrado. A estratégia é ensinar através do exemplo em um ambiente em que o lazer se associa ao aprendizado. A concepção da integração entre diversas unidades da UFMG, em associação com o poder público local e estadual, tem o intuito de difundir o conhecimento, incorporando também a participação da iniciativa privada e constituindo, por si só, um modelo. A pretensão é que o Centro seja um parque integrador de diversos segmentos da sociedade, de acesso a todos. Sua localização, contígua à cidade de Pedro Leopoldo, a 35 km do setor norte da cidade de Belo Horizonte e circunvizinha a Confins, que é porta de entrada do Estado de Minas Gerais, permite vislumbrar que o empreendimento será uma das contribuições do Estado à educação deste país.

O Centro conta com núcleos de bovinos de leite mestiços, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos, além de espaços para a convivência, a realização de eventos e também alojamentos para estudantes. Além disso, as áreas verdes são utilizadas pela comunidade como espaço de lazer e caminhadas.

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276