Loading
Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária

A Escola de Veterinária da UFMG oferece um Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária com áreas de concentração em Anestesiologia em Animais de Companhia, Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Clinica Médica em Animais de Companhia, Clínica Médica de Equinos, Clínica Médica de Ruminantes, Diagnóstico por Imagem em Animais de Companhia, Patologia Animal e Patologia Clínica Veterinária.

Essa modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizado pelo treinamento em serviço foi regulamentada pela Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 e pela Portaria Interministerial nº 2.117, de 03 de novembro de 2005 que define diretrizes e estratégias para a implementação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

A Residência Integrada em Medicina Veterinária HC/UFMG foi autorizada pela Comissão de Residência Multiprofissional da UFMG (COREMU/UFMG) e pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em 2011.

O Programa tem a duração de dois anos, com uma carga horária semanal de 60 horas, totalizando cerca de 5.760 horas.

Para ingressar no Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG, é preciso que o candidato seja graduado em Medicina Veterinária e  aprovado em processo seletivo promovido pela Coordenação do Curso e Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU). As informações relativas ao processo de seleção, matrícula e início do programa estão disponíveis no Edital do concurso de 2014.

Remuneração
O Profissional Médico Veterinário Residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa de trabalho, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).

Coordenação: Profa. Suzane Lilian Beier
Subcooredenação: Profa. Christina Malm 
Secretária: Núbia Silva Schmidt

COREMU
A COREMU é o órgão que coordena e zela pelo cumprimento do Programa de Residência Integrada Multiprofissional do HC/UFMG e de toda a UFMG. A sua secretaria funciona no prédio do Hospital Veterinário na Av. Antônio Carlos 6627, 2º andar, sala 246 - campus Pampulha da UFMG - Belo Horizonte - MG. Telefone: (31) 3409-2264. A Coordenadora da COREMU é a Profa. Gilcinéa de Cássia Santana.

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276