Loading
Orientações para candidatos estrangeiros

Seleção Mestrado e Doutorado - Candidatos Estrangeiros
 
Conforme previsto nas Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG, e no Regulamento do curso de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG, o Programa recebe candidatos estrangeiros aprovados em processo seletivo próprio do Programa e em Programas da CAPES/PEC-PG, CNPq/TWAS.
 
Os candidatos interessados no Processo Seletivo de Bolsas CAPES/PEC-PG e CNPq/TWAS devem acessar os seguintes sites: 
 
 
 
Doutorado – CNPq:  http://cnpq.br/web/guest/twas
 
Contato prévio com seu possível orientador no programa de pós-graduação em Ciência Animal (http://www.vet.ufmg.br/ensino_posgraduacao/corpodocente/3_20100115105010/ciencia_animal) deve ser realizado, para que o mesmo manifeste seu interesse em recebê-lo como futuro aluno de pós-graduação. Documentos necessários para aplicação nos Processos Seletivos de Bolsas CAPES/PEC-PG e CNPq/TWAS devem ser solicitados ao colegiado (colegiadoca@gmail.com). Sendo aprovado em Processo Seletivo de Bolsas CAPES/PEC-PG ou CNPq/TWAS, o candidato ingressa no Programa Ciência Animal diretamente.  
 
Os candidatos interessados no Processo Seletivo do Programa Ciência Animal devem acessar o Edital através do site: www.vet.ufmg.br  (http://www.vet.ufmg.br/ensino_posgraduacao/processo_seletivo/3_20100115105010). 
 
  • O Edital do Processo Seletivo é normalmente divulgado na página da Escola de Veterinária no mês de setembro. 
  • No ato de inscrição é indispensável a comprovação de proficiência em língua inglesa. Esta comprovação pode ser feita mediante aprovação no exame da Escola de Letras da UFMG ou demonstração de conhecimento de nível intermediário ou superior em outras provas como TOEFL (Test of English as Foreign Language), IELTS (International English Language Test) e o TOEIC (Test of English for International), desde que o teste tenha sido realizado nos últimos dois anos. Já os Certificados FCE, CAE e CPE, emitidos pela Universidade de Cambridge, têm sua validade permanente. A não comprovação de proficiência leva a eliminação do candidato do Processo Seletivo. 
 
OBS: Para realização da prova de conhecimento em línguas da Escola de Letras UFMG deve-se fazer a inscrição conforme o calendário disponível em: http://www.letras.ufmg.br/cenexx/. Ressaltamos que os candidatos deverão inscrever-se especificamente na prova da Área 1 (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde).
 
  • O envio da inscrição com toda a documentação exigida deve ser efetuado através de postagem nos Correios, via courier.
  • O Processo Seletivo do Programa acontece normalmente no mês de novembro.
  • Para a seleção de Mestrado, na data prevista no Edital, o candidato  realiza a prova escrita de conhecimento e, nos dias subsequentes, participa da avaliação do curriculum junto à banca de seleção. Todos os candidatos participam de ambas as etapas, mas a prova de conhecimento é eliminatória.
  • A aprovação no Processo Seletivo não garante bolsa de estudos. 
 
Os candidatos aprovados podem participar do Processo de Seleção de Bolsas no mês de janeiro do ano subsequente. 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276