Loading
Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária, criado em 1932, é voltado para a formação de profissionais que irão trabalhar com animais de pequeno e grande porte, com foco em áreas como clínica, reprodução, cirurgia, produção, sanidade e defesa animal, controle de zoonoses e inspeção de produtos de origem animal. O Médico Veterinário deve estar principalmente apto a desenvolver sistemas e processos tecnológicos ligados a problemas sanitários, produção de alimentos, produção animal e produtividade de rebanhos, contribuindo para o aumento no fornecimento de alimentos de alta qualidade. Desta forma, o profissional garante a proteção da saúde animal e humana.

Dividido em 10 períodos letivos (5 anos), o curso recebe anualmente, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 120 alunos – 60 por semestre. As aulas acontecem no período diurno.

Os três primeiros períodos, que correspondem ao ciclo básico, são cursados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e oferecem formação em áreas básicas, como bioquímica, microbiologia e fisiologia. A partir do quarto período, os estudantes cursam o ciclo profissional na Escola de Veterinária. Além disso, algumas disciplinas acontecem com a colaboração de outras unidades, como a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), a Faculdade de Ciências Econômicas (Face), o Instituto de Ciências Exatas (Icex) e a Escola de Ciência da Informação.
 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276