Loading
Disciplinas

Formulação de Rações (ZOO 935)
Pós-Graduação

Possibilitar ao discente condições para executar cálculos de concentrados, rações e misturas mineralizadas para as várias espécies de animais domésticos, empregando-se métodos matemáticos e programas computacionais.

Carga horária: 60 horas

Iran Borges
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2184
E-mail: iranborges@ufmg.br







Forragicultura (ZOO604)
Graduação
Disciplina de Currículo Mínimo

Edafologia e botânica aplicada a forrageiras. Principais gramíneas e leguminosas. Formação e manejo de pastagens. Conservação de forragens.
Carga Horária: 45 horas
Pré-requisitos: Nutrição Animal (ZOO002)
 

Lúcio Carlos Gonçalves
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2191
E-mail: luciocg@vet.ufmg.br







Fundamentos para Elaboração de Projetos de Aquacultura (ZOO017)
Graduação
Disciplina Obrigatória

Conceitos básicos de economia, matemática financeira, números, índices e suas aplicações na economia, análise mercadológica, elaboração de projetos, administração financeira, avaliação dos resultados econômicos
Carga Horária: 30 horas
Pré-requisitos: nenhum




Genética Aplicada à Aquacultura (ZOO006)
Graduação
Disciplina Obrigatória

Discutir problemas básicos e de aplicação da genética de organismos aquáticos e sua metodologia de estudo, relacionando os aspectos biológicos, evolutivos desse grupo. Aspectos gerais de genética de organismos aquáticos. Herança e seleção de características qualitativas e quantitativas. Aspectos genéticos da hibridação e da heterose. Determinação do sexo em peixes. Citogenética. Biologia molecular na genética de organismos aquáticos. Introdução de espécies e sua implicação na aquacultura. Conservação de recursos genéticos.
Carga Horária: 60 horas
Pré-requisitos: nenhum




Genética de Populações (ZOO023)
Graduação
Disciplina Optativa

Estudar os princípios básicos de Genética de Populações, visando ao entendimento dos processos evolutivos e dos problemas relacionados à conservação e manejo de organismos aquáticos. Será dada maior relevância. Estrutura Genética de Populações: Efeito da Subdivisão e do Endocruzamento. Tamanho Efetivo Populacional. Estimativas da Variabilidade: Grau de Polimorfismo e Grau de Heterozigose.
Carga Horária: 30 horas
Pré-requisitos: nenhum




Genética Quantitativa e de populações (ZOO 904)
Pós-Graduação

Freqüências alélicas e genotípicas. Equilíbrio de Hardy-Weimberg. Vários locos, desequilíbrio de ligação. Acasalamentos não ao acaso.
Forças que mudam as freqüências alélicas. Migração. Mutação. Seleção. Equilíbrio.
Populações finitas. Deriva genética. Coancestralidade. Endogamia. Tamanho efetivo da população, Números desiguais em ambos sexos, Gerações superpostas, Populações estratificadas.
Populações com registro genealógico.  Coeficiente de parentesco e de endogamia.
Caracteres métricos. Efeito médio dos genes. Valor genético. Desvio por dominância. Desvio por epistasia. Efeitos ambientais.
Componentes de variância: genética aditiva, por dominância, genotípica. Variância por interação entre locos. Variância atribuída ao desequilíbrio de ligação. Correlação e interação entre o genótipo e o meio. Medidas repetidas. Repetibilidade.
Covariância entre parentes. Covariâncias genética, ambiental e fenotípica.
Herdabilidade. Métodos de estimação.
Seleção para uma característica. Resposta à seleção. Diferencial e intensidade de seleção. Intervalo de gerações. Efeito da estrutura etária do rebanho sobre a resposta a seleção. Medidas da resposta à seleção. Assimetria e variação da resposta. Mudanças nas freqüências génicas na seleção artificial. Efeito da seleção sobre a variância genética. 
Resultados de experimentos de seleção em animais de laboratório e domésticos. Métodos Monte Carlo. Limites de seleção. Número e efeito de locos
Depressão por endogamia. Heterose.
Características correlacionadas. Correlação genética e ambiental. Resposta correlacionada. Seleção indireta. Interação genótipo x ambiente.

Carga horária: 90 horas

Fábio Luiz Buranelo Toral
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2180
E-mail: flbtoral@hotmail.com







Glândula mamária e lactação (ZOO 965)
Pós-Graduação

A disciplina proposta deverá fornecer aos alunos de pós-graduação maiores conhecimentos sobre o desenvolvimento da glândula mamária, secreção, excreção de leite, alterações na produção e composição do leite causada por mudanças na dieta, e na freqüência de ordenhas.

Carga horária: 45 horas

Sandra Gesteira Coelho
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2197
E-mail: sandra@vet.ufmg.br







Incubação artificial de ovos (ZOO 950)
Pós-Graduação

Estudos sobre a produção industrial de pintos de um dia, envolvendo os aspectos de manejo dos ovos, fatores físicos e biológicos que influenciam no rendimento da eclosão e qualidade dos pintos.

Carga horária: 45 horas

Leonardo José Camargos Lara
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2192
E-mail: leonardo@vet.ufmg.br







Índices de seleção (ZOO 905)
Graduação

Semelhança genética, índice de seleção, peso econômico, propriedades do índice, seleção para várias características, linhagens materna e paterna, importância das informações de parentes, índice de seleção para ganho genético desejado, índice de seleção restrito, índice de seleção livre de peso e parâmetro, avaliação de reprodutores, covariância ambiental, resposta total e em cada característica do índice de seleção, seleção de família, seleção dentro de família, seleção combinada, teste de progênie, seleção para característica com efeito materno.

Carga horária: 45 horas

Fábio Luiz Buranelo Toral
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2180
E-mail: flbtoral@hotmail.com







Introdução à Aquacultura (ZOO028)
Graduação
Disciplina Obrigatória

Situação e perspectivas nacionais e internacionais. Noções de qualidade de água, sistemas de produção, nutrição e manejo alimentar, reprodução, larvicultura e tecnologia de pescado.
Carga Horária: 45 horas
Pré-requisitos: nenhum

 

Edgar de Alencar Teixeira
Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2190
E-mail: edgarvet@ufmg.br




Ronald Kennedy Luz
Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2218
E-mail: luzrk@vet.ufmg.br







<< ANTERIOR  :: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 ::  PRÓXIMA >>

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276