Loading
Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica tem como objetivo central despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Esta participação pode estar vinculada ao recebimento de bolsas de incentivo ou ser voluntária. No primeiro caso, as bolsas são originadas de órgãos de fomento (como a Fapemig e o CNPq). Existe ainda a bolsa indústria, financiada por empresas da iniciativa privada que trabalham em parceria com a Escola de Veterinária, dotando bolsas para pesquisadores específicos da Unidade.

Os projetos, sempre orientados por pesquisadores qualificados e/ou por grupos de pesquisa experientes, geralmente culminam com a publicação de trabalhos científicos. A Iniciação Científica também serve de incentivo à formação dos novos pesquisadores com vistas à continuidade de sua formação científica, incentivando seu ingresso na pós-graduação.  O programa torna possível a aprendizagem de técnicas e métodos e o desenvolvimento do pensar e do criar científicos, assim como aprimora o espírito crítico, preparando o aluno para futuras pesquisas.

A iniciação científica complementa o aprendizado acadêmico, uma vez que proporciona a oportunidade de aplicar informações sedimentadas a partir da graduação na formação do conhecimento científico. Também permite entender que a ciência não é estática e que é possível contribuir para a evolução do conhecimento.

Outro benefício é o intercâmbio entre alunos e professores dentro e entre as unidades da UFMG, já que a maioria das pesquisas abrange diferentes áreas do conhecimento, além da oportunidade de participação em congressos, simpósios, encontros, palestras, entre outros, melhorando contato destes alunos com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Orientações para a Semana de Iniciação Científica e Seminário de IC Júnior 2015

Modelo de identificação visual para a Semana do Conhecimento da UFMG.

Orientações de como registrar no Programa de Iniciação Científica Voluntária

ATENÇÃO ALUNOS E PROFESSORES AVALIADORES

Já é possível imprimir os certificados da XXIII Semana de Iniciação Científica.

XXV Semana de Iniciação Científica
 
Para inscrição, os trabalhos deverão ser apresentados em forma de resumo com no máximo, 5000 caracteres em texto único, além da indicação das palavras-chave (200 caracteres).
 
1º Passo:
Acessar o endereço: https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/pesquisa (O sistema de inscrição deve ser acessado no navegador Mozilla Firefox atualizado)
Página Principal:
Inserir login e senha (Minha UFMG)
Clicar entrar
 
2º Passo:
No menu EVENTOS, clicar em INSCRIÇÃO
 
3º Passo:
Selecionar evento desejado
Clicar em INSCREVER RESUMO
 
4º Passo:
Inserir Co-autores:
Clicar em INCLUIR CO-AUTORES EXTERNOS
Inserir o NOME DO CO-AUTOR, TIPO (Mestrando/graduando/técnico, etc) e INSTITUIÇÃO DE ORIGEM
Obs: Não é necessário inserir o nome do professor orientador e nem do próprio autor novamente, os nomes do autor e orientador são inseridos automaticamente pelo sistema.
 
Dados do Trabalho:
Inserir título (até 250 caracteres com espaço)
Inserir Resumo: Introdução, Objetivos, Metodologia e Resultados e Conclusão em texto único com até 5000 (cinco mil) caracteres com espaço.
Inserir palavras chave – máximo 200 caracteres com espaço
Instituições financiadoras/ parceiras – inserir se for o caso
Grupo de Pesquisa e Linhas de Pesquisa – campo obrigatório
 
Observações:
No final do preenchimento do formulário o usuário deverá clicar no botão verde “SUBMETER
RESUMO”. Apenas após a mensagem “Submissão de Trabalho Realizada com Sucesso” o processo estará concluído.
Após a submissão do trabalho, é enviado um e-mail para o bolsista com a confirmação de inscrição e um e-mail para o orientador solicitando que avalie o trabalho de seu bolsista.
 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276