Loading
Projetos


Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Conselheiro Lafaiete-MG

A proposta de trabalho consiste em desenvolver ações coletivas que resultem na conscientização, organização e mobilização comunitária no município de Lafaiete. O objetivo é gerar a autonomia e a capacitação dos grupos organizados para se articularem com o poder público e outras organizações sociais.




Ação para Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Pompéu-MG

O projeto trabalha questões relativas ao associativismo e participação em comunidades de agricultura familiar em Pompéu




Ações integradas direcionadas ao estudo e ao estímulo da convivência harmônica e saudável entre o homem e seus animais de companhia (AGHA)

O Programa AGHA pretende pesquisar aspectos relevantes da relação homem-animal de companhia, avaliando a situação cultural e socioeconômica de seus proprietários e seu nível de conhecimento relativo ao comportamento e saúde de seus animais. O objetivo é levar educação e difundir conceitos sobre posse responsável, realizar avaliação sanitária e controle populacional.




Aulas Práticas Integradas de Campo - Apic

As APIC se constituem de visitas de alunos e docentes a propriedades rurais de diferentes localidades. O objetivo é integrar o estudante com a realidade rural, assim como levar o conhecimento gerado nos centros de ensino aos produtores rurais e promover uma visão realista aos professores sobre as demandas do setor agrário.




Centro de Memória da Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG - Cememor-Vet

O Centro de Memória da Veterinária da EV-UFMG é espaço de estudo e de pesquisa, de monumentalização da memória e de comemoração de eventos. A Escola de Veterinária da UFMG se capacita para a produção da memória da ciência veterinária e, de forma pioneira, organiza fontes para a pesquisa sobre a história da Medicina Veterinária.




Correção Ambiental e Reciclagem com Carroceiros de Belo Horizonte

O projeto reúne trabalhos de várias unidades da UFMG para oferecer, através de diversos programas e ações, apoio aos carroceiros do município. Além da Escola de Veterinária, estão envolvidos profissionais e estudantes da área social, médica e de políticas públicas.




Curso de formação de inseminadores em bovinocultura

O projeto divulga conhecimentos acerca da inseminação em bovinos em espaços extracurriculares, contando com o engajamento de alunos da Escola de Veterinária que têm a oportunidade de acompanhar toda a prática da técnica dentro de padrões ideais. Ele se encaixa na demanda cada vez maior de qualificação nos processos produtivos da bovinocultura de corte e leite.




Cursos de formação de mão de obra em Agropecuária

Este programa visa utilizar a Fazenda Experimental de Igarapé como base para diversas propostas tocantes ao aprimoramento da qualidade da mão de obra rural. O aperfeiçoamento das formas de produção, assim como o repasse de propostas nas áreas zootécnica e sanitária serão estudadas tendo a preocupação de que estas propostas sejam facilmente aplicáveis à área rural.




De olho nos bichos

Os programas de televisão tem o objetivo de aumentar a interação da Escola de Veterinária com a sociedade geral.




Implementação de programas de boas práticas na Fazenda da Escola de Veterinária da UFMG

A Fazenda Experimental “Professor Hélio Barbosa é um importante órgão complementar da Escola de Veterinária da UFMG. Este laboratório rural, dividido em diversos setores, proporciona local e material de suporte para aulas práticas da graduação e pós-graduação, cursos de extensão e inúmeras pesquisas. Além disso, esta fazenda produz e comercializa leite, ovos comerciais e fabrica rações para consumo dos animais de produção da fazenda e animais experimentais. Desta forma, verifica-se a necessidade de desenvolvimento e implementação de programas de qualidade na mesma, a fim de garantir a produção de ovos e rações com mais qualidade e seguros ao consumo humano e animal, respectivamente.




Na onda da Aquacultura - Um mergulho dos organismos aquáticos na UFMG

O programa “Na onda da Aquacultura – Um mergulho dos organismos aquáticos na UFMG” é um programa de extensão universitária em parceria com a Rádio UFMG.




Pesquisa de agrotóxicos e metais nos animais domésticos

O projeto objetiva a pesquisa de substâncias tóxicas (diagnóstico clínico e ambiental), e consequente educação da comunidade urbana e rural (produtores rurais, pescadores, etc.) para os períodos de carência, toxicidade, manipulação e descarte adequado destas substâncias. Os agrotóxicos e rodenticidas são substâncias que apresentam ação fisiológica sobre organismos vivos impedindo o seu desenvolvimento, ou mesmo levando à morte. Eles são responsáveis pela maioria das intoxicações acidentais ou intencionais na Medicina Veterinária.




Programa COMUNI

O Programa COMUNI visa ampliar a integração da Escola de Veterinária com a comunidade de Pompéu, facilitando a coordenação das ações de extensão desenvolvidas no município.




Programa de Assessorias de Comunicação nas unidades da UFMG

Tem o objetivo de viabilizar as atividades da Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e oferecer suporte de comunicação às diversas ações de pesquisa, ensino e extensão realizadas pelas unidades.




Projeto Castração - Programa de castração e auxílio no controle populacional de cães e gatos de população com posição socioeconômica carente

O “Programa de castração e auxílio no controle populacional de cães e gatos de população com posição socioeconômica carente” é uma parceria da UFMG com o Ministério da Educação (MEC). Baseia-se na educação e conscientização da comunidade acerca de temas como guarda responsável e controle populacional de cães e gatos, buscando-se inclusive a conscientização da comunidade sobre o não abandono de animais.




Prosa com Pompéu

O projeto produz programas de rádio que divulgam ações do projeto COMUNI no município de Pompéu-MG




Prosa de Bicho: a convivência humana com outras espécies

O presente projeto compreende uma proposta de utilização de uma rádio – A Rádio UFMG Educativa – como veículo de comunicação, objetivando estabelecer e/ou ampliar a integração da Escola de Veterinária com os setores da sociedade na qual ela se encontra inserida.




Terapia Intensiva em Cães e Gatos

Nas últimas décadas a Medicina Veterinária de animais de companhia vem evoluindo e junto a essa evolução o conceito de saúde incorporou o benefício incalculável que a relação amiga com um animal traz ao ser humano. Em relação às especialidades que a medicina veterinária possui hoje, temos uma que confronta com o risco imediato de vida, a medicina de urgência. O socorro imediato, se bem feito, pode salvar a vida e garantir o bem estar. Para tal, deve-se buscar a formação de médicos veterinários intensivistas desde a graduação e o Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG vem funcionando como o principal laboratório de formação profissional dos discentes do curso de Medicina Veterinária.




Unileite - Melhoria da Qualidade do Leite e Controle da Mastite

O Projeto UNILEITE é um projeto de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Veterinária da UFMG em parceria com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR/Itambé) e Vallée. Ele está baseado na necessidade de avanços na melhoria da qualidade do leite no Brasil e na importância de efetivamente controlar a ocorrência de mastite em vacas leiteiras.




Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276