Loading
Laqua

O Laqua é um complexo de laboratórios multidisciplinares equipados para viabilizar atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades do laboratório estão relacionadas à produção econômica de organismos aquáticos de água doce e salgada, como peixes, crustáceos, moluscos, microalgas e larvas. Além disso, pesquisas sobre nutrição animal e parâmetros de qualidade da água também são desenvolvidas. Atualmente, o Laqua pode ser considerado um dos principais laboratórios do curso de graduação em Aquacultura, pois, além de agregar discentes de graduação, tem a participação de discentes dos cursos de medicina veterinária, biologia e discentes da pós-graduação. 
 
 
O Laqua possui um total de 49 projetos, tanto de pesquisa quanto de extensão. O complexo conta com, aproximadamente, 80 mil espécies de animais, dentre elas peixes e camarões. Existem seis áreas distintas dentro do Laqua: Processamento e avaliação de alimentos para humanos e animais, Tilapicultura e melhoramento genético, Larvicultura, Piscicultura ornamental, Toxicologia e Maricultura.
 
Para o desenvolvimento dessas áreas, ele conta com 13 laboratórios/unidades com atividades diurnas e noturnas: Laboratórios de Limnologia, Nutrição, Climatologia, Reprodução de peixes, Crescimento e engorda de peixes, Larvicultura, Produção de moluscos, Produção de crustáceos, Produção de algas, Produção de alimentos vivos, Produção de Peixes ornamentais, Processamento de dietas e Unidade de tecnologia e processamento de pescado. 
 
A prática do ensino e os diversos projetos de pesquisa no Laqua resultam na produção de animais e produtos que podem gerar recursos importantes para a manutenção de equipamentos, estruturas e para a modernização de diferentes setores do projeto. O grande diferencial do laboratório é promover a produção de organismos aquáticos em sintonia com os objetivos governamentais de uso racional de água e energia elétrica.
 
 
Coordenadora geral: Profa. Cintia Labussière Nakayama
 
Sub-coordenador geral: Prof. Eduardo Maldonado Turra

 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276