Loading
Caso Clínico 004

Autores: Prof. Nelson Rodrigo da Silva Martins, prof. José Sérgio de Resende, e prof. Maurício Resende. 

Problemática: O pombo doméstico (Columba lívia) é ave de origem europeia (pombo das rochas) muito adaptada à vida no ambiente urbano, onde encontra alimento e abrigo. Encontra-se distribuído nas cidades de virtualmente todo o planeta. Durante a primeira e segunda guerra mundial, pombos-correio trabalharam no envio de mensagens entre os exércitos e foram condecorados por salvar milhares de vidas humanas. Na I grande guerra, o pombo (fêmea) britânico “Cher Ami” (caro amigo) recebeu a cruz de guerra (Croix de Guerre). Na II Guerra Mundial o irlandês “Paddy” e o norte-americano “G.I. Joe” receberam a medalha Dickin (medalha de honra ao trabalho animal no Reino Unido). Entretanto, grande concentração de pombos em certos locais resulta em acúmulo de excretas e parasitos, com potencial risco à saúde humana.

 
Questão: Observe a imagem. Considere seus conhecimentos e detalhes da imagem, para indicar a afirmação errada entre as alternativas abaixo.
 
 
(  ) Nas excretas de aves pode haver a proliferação do fungo Cryptococcus neoformans.
 
(  ) Artrópodo da classe Insecta, malófago (Ordem Phthiraptera), ectoparasito comum em pombo doméstico que pode fazer repasto sanguíneo em humanos.
 
(  ) Imagem de aracnídeo ectoparasito do gênero Ornithonyssus  comum em pombo doméstico, que pode fazer repasto sanguíneo em humanos.
 
(  ) O pombo pode abrigar Pseudolynchia canariensis que atua como vetor do hematozoário Haemoproteus columbae.
 

 

Artrópodo da classe Insecta, malófago (Ordem Phthiraptera), ectoparasito comum em pombo doméstico que pode fazer repasto sanguíneo em humanos.

Imagem de aracnídeo ectoparasito do gênero Ornithonyssus comum em pombo doméstico, que pode fazer repasto sanguíneo em humanos.

Nas excretas de aves pode haver a proliferação do fungo Cryptococcus neoformans.

O pombo pode abrigar Pseudolynchia canariensis que atua como vetor do hematozoário Haemoproteus columbae.



OUTROS CASOS

»Caso Clínico 006

»Caso Clínico 005

»Caso Clínico 003

»Caso Clínico 002

»Caso Clínico 001

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276