Loading
Caso Clínico 001

 

Caso Clínico produzido pelos alunos de pós-graduação e professores do Setor de Clínica de Ruminantes

Autores: Leandro de Paula Henrique dos Santos; Rodrigo Melo Meneses; Elias Jorge Facury Filho, Antônio Último de Carvalho

 

Histórico:
Uma bezerra de 7 meses de idade, da raça Santa Rosária, foi atendida no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária-UFMG com queixa de apatia, perda de apetite e diarréia. O animal havia sido adquirido há aproximadamente 30 dias e o proprietário não sabia informações sobre o histórico de vacinação e vermifugação. A alimentação consistia em capim elefante picado (oferecido uma vez dia), fubá (3 kg dia) e sal mineral ad libitum, porém sem informação sobre o produto.

Exame clínico:
Ao exame físico, o animal apresentava apatia e depressão intensa, anorexia, escore corporal 2,5 (considerando de 1-5), condição física ruim, abertura do quadrilátero de sustentação, infestação intensa de carrapatos, mucosas pálidas, turgor de pele diminuído, endoftalmia,  tempo de preenchimento capilar (TPC) de 5 segundos, vasos de esclera congestos, frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 40 mpm e linfonodos cervicais superficiais e sub-ilíacos discretamente aumentados.

 

 

 

 

 

 

 

O rúmen apresentava-se distendido ventralmente, com hipomotilidade (2 mov/5min), movimentos incompletos e conteúdo liquefeito. Fezes liquefeitas, de coloração verde escura, com presença de grande quantidade de fragmentos de milho, material pouco digerido e gás.

 

 

 

 

 

 

 

À auscultação pulmonar observou-se hiperfonese e a respiração era predominantemente costo-abdominal. Ao exame dos cascos com utilização de palpação com pinça de casco, verificou-se aumento de sensibilidade dolorosa. Além disso, o animal apresentava reflexos diminuídos e cegueira com reflexo pupilar presente. Clique e veja o filme.

 

Exames Complementares:
Foram realizados os seguintes exames complementares: análise do suco de rúmen, hemograma, perfil bioquímico, hemogasometria. Os resultados estão apresentados nas tabelas 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Foi realizado também esfregaço da ponta da cauda, o qual foi positivo para Anaplasma marginale com parasitemia de 3%.

Tabela 1. Análise de suco de rúmen

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 2. Hemograma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 3. Perfil bioquímico

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 4. Hemogasometria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual(is) o(s) diagnóstico(s) desse caso clínico?                             

Anaplasmose, Acidose Ruminal Lática, Polioencefalomalacia

Enterotoxemia

Hemoncose Aguda

Meningoencefalite por herpes vírus tipo 5



OUTROS CASOS

»Caso Clínico 006

»Caso Clínico 005

»Caso Clínico 004

»Caso Clínico 003

»Caso Clínico 002

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276